Estou colocando diariamente no meu canal do YouTube (www.youtube.com/c/AlvaroHenrique) um arpejo dos 120 arpejos publicados no Op. 1, Estudos, de Mauro Giuliani (1781-1829).

Mauro Giuliani foi um dos primeiros virtuoses de violão na história, e este conjunto de arpejos é a primeira de quatro partes da única obra explicitamente didática dele. Ainda hoje constituem uma das bases de uma boa técnica violonística, e violonistas de todo o mundo, em diversos níveis de qualidade técnica, aprendem ou revisitam estas fórmulas de arpejos.

Para baixar gratuitamente uma partitura em domínio público destes arpejos, e iniciar os estudos desde a primeira fórmula, clique no link abaixo.

Nas fórmulas 16 e 17 encontramos mudanças de alinhamento. Abel Carlevaro, em seu “Escuela de la Guitarra” define mudanças de alinhamento como o equivalente na mão direita à mudança de posição que encontramos na mão esquerda. Assim como nas mudanças de posição nós descolamos todo o contato do braço e mão esquerdos com o violão para fazer o deslocamento, nas mudanças de alinhamento é preciso descolar todo o braço direito do contato com o violão para mudar o posicionamento da mão direita.

Fórmula 16:

https://youtube.com/shorts/nSt-GAhb9PM?feature=share

Fórmula 17:

https://youtube.com/shorts/55JsAg8IrgQ?feature=share

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre seu email para receber todas as novidades na hora que forem publicadas.

 

Você se cadastrou em nossa newsletter com sucesso

Share This