Foi muito especial para mim realizar o DVD Violão de Todos os Tempos. Nesse projeto, tive a oportunidade de mostrar a música do tempo da chegada dos portugueses ao Brasil até os dias atuais nos instrumentos de cada época.

O projeto “Violão de Todos os Tempos”, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), e de responsabilidade do músico Alvaro Henrique, visa à confecção de um DVD contando a história do violão desde a Babilônia até a modernidade, apresentando composições desde a primeira publicação para violão na história (El Maestro, de Luys Milán, impresso em 1536) à modernidade, tocadas em réplicas de instrumentos dos séculos XVI, XVIII, XIX e num violão moderno, confeccionado com uso de fibra de carbono e madeira.

Em cada uma dessas apresentações serão distribuídas cartilhas com a história do violão, com um capítulo dedicado ao violão em Brasília, que pode ser baixada em https://alvarohenrique.com/pt/cartilha-vtt/. Na cartilha, é possível saber muitas informações sobre o violão, como que as provas mais antigas da sua existência datam do Império Hititica (século XII a.C.), o porquê do Brasil ser o único país do mundo a chamar esse instrumento de violão, sobre reis e rainhas que tocavam o violão, e como a Revolução Francesa deu origem ao declínio do instrumento.

 

Repertório:

Vihuela

Luys Milan (Mylan): Pavana e Tento

Violão Barroco Ateorbado

Domenico Scarlatti: Sonatas K11 e K380

Violão do Século XIX (Violão Romântico)

Mauro Giuliani: Seleção de Minhas Flores Preferidas, ou o Buquê Emblemático, op . 46 (Murto, Violácea, Lis, Jasmin, Cravo, Alecrim, Narciso, Violeta, Rosa, Louro)

Violão Moderno

Francisco Tárrega: Recuerdos de la Alhambra

Fabiano Borges: Estudo Nazarethiano nº 1

Ney Rosauro: Prelúdio nº 1

 

 

Ficha Técnica:

Alvaro Henrique – Diretor Musical (proponente)

Jade Oliveira – Produtora Executiva

Rafaela Camelo – Diretora de Arte

Alan Pinho – Engenheiro de Som

Dani Azul – Cinegrafista

Lino Maury – Cinegrafista

Haroldo Barth – Administrador

Carla Andrade – Assessoria de Imprensa

Vinícius Basílio – Design

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre seu email para receber todas as novidades na hora que forem publicadas.

 

Você se cadastrou em nossa newsletter com sucesso

Share This
Pular para o conteúdo