Projeto
Violonistas de Brasília
Construindo e revelando a produção musical para violão solo de compositores nascidos em Brasília
Brasília, fundada em 21 de abril de 1960, construída praticamente a partir do nada (embora seu território tenha regiões com ocupação humana há milhares de anos), é uma cidade que está construindo sua identidade cultural.
Na música, tivemos movimentos relevantes que começaram a configurar a personalidade da cidade. O movimento cabeças, o Rock Nacional, e o mais recente movimento de choro moderno são alguns exemplos.
Na música erudita, Brasília acolheu grandes compositores, como Marlos Nobre, Cláudio Santoro e Jorge Antunes. Infelizmente, até o momento todos os compositores de destaque que a capital revelou são nascidos em outros estados.
O violão em Brasília, em particular, tem grandes momentos desde a construção da cidade, como a constante presença de Dilermando Reis na cidade, e há sinais de já ter uma produção local de destaque escrita por músicos nascidos na capital, como compositores sendo gravados por violonistas brasileiros e estrangeiros.
Este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar estes indícios, registrar em partitura e gravação, e incentivar a criação de novas obras. Nosso objetivo é contribuir para revelar e construir a identidade musical da música para violão de Brasília e ajudar a encerrar o mito que Brasília não tem cultura própria.
Apresentação de Lançamento:
Quarta, 12 de junho, 20h
Teatro do SESC 504 Sul
Entrada Gratuita
Veja abaixo uma apresentação deste repertório realizada em 6 de dezembro de 2024, em Minneapolis, Minnesota (EUA)
Produtos de pesquisa
Partituras em PDF
Regulamento
01 – Poderão participar do projeto compositores e violonistas nascidos no Distrito Federal (DF) e residentes na capital.
02 – Para este projeto, considera-se como Brasília todo o território do Distrito Federal. Também consideram-se os termos “violão erudito” e “violão clássico” como sinônimos.
03 – Serão selecionados, por meio de entrevista e análise de portfolio, 3 (três) bolsistas pesquisadores e 3 (três) bolsistas compositores.
04 – Os bolsistas pesquisadores devem estar formados ou matriculados durante o período de inscrição em um curso técnico ou superior (Bacharelado ou Licenciatura) e ter o violão erudito como seu instrumento principal.
05 – Os bolsistas compositores devem estar formados ou matriculados durante o período de inscrição em um curso técnico ou superior (Bacharelado ou Licenciatura) em música, ter ao menos uma composição tocada por um intérprete que não seja a si mesmo, e ser capaz de escrever partitura em programa de software musical, como Finale ou Musescore. A(s) composição(ões) enviada(s) pode(m) ser para qualquer instrumento ou formação musical.
06 – Os bolsistas terão um orientador e um co-orientador para contribuir na pesquisa, que terão encontros recorrentes definidos após a seleção.
07 – O prazo previsto de dedicação ao projeto é de doze semanas para bolsistas pesquisadores e de seis semanas para bolsistas compositores. A entrega antecipada ou atrasada dos produtos de pesquisa pode alterar este prazo.
08 – Cada bolsista pesquisador deverá encontrar ao menos uma composição para violão solo inédita (ao menos em gravação), de no mínimo três minutos, por compositor nascido em Brasília, e entregar como produto final um arquivo digital em software de notação musical (por exemplo, Finale) desta composição, conforme indicado pelo orientador e/ou co-orientador, para fins de publicação seguindo o padrão de reconhecidas editoras musicais (Schott, Bärenreiter, etc).
09 – Cada bolsista compositor deverá escrever uma composição para violão solo inédita (inclusive em performance), de no mínimo cinco minutos, com seções contrastantes (incluindo mudança de andamento). Esta obra deve ter forma e/ou características inovadoras, e não poderá ser uma suite com danças nordestinas e/ou sudestinas. O bolsista entregará como produto final um arquivo digital em software de notação musical (por exemplo, Finale) desta composição, conforme indicado pelo orientador e/ou co-orientador, para fins de publicação seguindo o padrão de reconhecidas editoras musicais (Schott, Bärenreiter, etc).
10 – Os bolsistas pesquisadores terão como remuneração R$ 2.400 (dois mil e quatrocentos reais) ao final da pesquisa.
11 – Os bolsistas compositores terão como remuneração R$ 1.650 (um mil, seiscentos e cinquenta reais), incluindo nesta remuneração a liberação dos direitos autorais para a gravação a ser incluída no projeto.
12 – Os candidatos a uma vaga de bolsista pesquisador deverão enviar os seguintes arquivos, em um único arquivo PDF, para o e-mail alvaro@alvarohenrique.com:
- a) documento que comprove nascimento em Brasília;
- b) documento que comprove residência atual em Brasília;
- c) documento que comprove cumprir o artigo 04 deste regulamento;
- d) portfólio da atuação como violonista.
Na avaliação do portfólio, será dada maior relevância a estreia de novas composições, programas com músicas compostas após 21 de abril de 1960, e atuação na área do violão erudito.
13 – Os candidatos a uma vaga de bolsista compositor deverão enviar os seguintes arquivos, em um único arquivo PDF, para o e-mail alvaro@alvarohenrique.com:
- a) documento que comprove nascimento em Brasília;
- b) documento que comprove residência atual em Brasília;
- c) documento que comprove cumprir o artigo 05 deste regulamento;
- d) portfólio da atuação como compositor.
Na avaliação do portfólio, será dada maior relevância a apresentações de suas composições em que o compositor não figure como intérprete, e a amostras de composições publicadas ou escritas em software de notação musical.
14 – As inscrições estarão abertas entre os dias 15/03/23 a 10/04/23, e previsão de resultado publicado neste site no dia 17/04/23.
15 – Entre os dias 10/03/23 a 14/03/23 é possível solicitar alterações neste edital pelo e-mail alvaro@alvarohenrique.com. Caso haja alterações, elas devem ser publicadas no dia 15/03/23.
16 – A avaliação dos portfólios dos bolsistas será feita pelo orientador e co-orientador do projeto, os professores Alvaro Henrique e Zilmar Gustavo Costa, e a decisão da banca será final.
17 – Caso seja necessário, poderá ser marcada uma entrevista com os candidatos mais competitivos. Na entrevista, os candidatos terão a oportunidade de dar mais informações sobre sua atuação indicada no portfólio, e apontar como poderão contribuir para o sucesso do projeto.
Bolsista pesquisador
Enviar os seguintes arquivos, em um único arquivo PDF, para o e-mail alvaro@alvarohenrique.com
- a) Documento que comprove nascimento em Brasília;
- b) Documento que comprove residência atual em Brasília;
- c) Documento que comprove cumprir o artigo 04 do regulamento;
- d) Portfólio da atuação como violonista.
Bolsista compositor
Enviar os seguintes arquivos, em um único arquivo PDF, para o e-mail alvaro@alvarohenrique.com
- a) Documento que comprove nascimento em Brasília;
- b) Documento que comprove residência atual em Brasília;
- c) Documento que comprove cumprir o artigo 05 do regulamento;
- d) Portfólio da atuação como compositor.
Resultado da seleção
de bolsistas
Bolsista Pesquisador
– Marcelo Moura
– Cairo Vitor
Bolsista Compositor
– Murilo Oliveira
– Gabriel Santinello
Apresentação de lançamento
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.