Cursos Abertos

Desde o início da pandemia, tenho disponibilizado gratuitamente conteúdo musical. A maioria é exatamente o mesmo material que usamos como vídeo-aulas do curso de violão erudito desde o nível iniciante, seguindo a trajetória da Escola de Música de Brasília.

A EMB é uma instituição do GDF, logo, sou servidor público, remunerado com os impostos da população, e acho justo que ela receba de volta algo por isso – mesmo que o salário de professor deixe a desejar.

Embora ensinar violão clássico desde o início, do zero total, a partir de vídeo-aulas seja um grande desafio, bem como tenha muitas limitações, ainda assim é algum ponto para começar, e uma forma de ocupar a mente com uma atividade sadia, numa metodologia consagrada de uma das melhores escolas de música do país.

Cada nível também acompanha uma apostila em PDF com as partituras utilizadas, que o aluno também receberá gratuitamente por e-mail, bastando se cadastrar.

Curso de violão erudito seguindo a metodologia da Escola de Música de Brasília:

Violão Erudito Básico 1 (Iniciante):

Este é o módulo para iniciantes do zero. Aqui você vai aprender a postura básica, como trocar cordas, como ler partitura, tocará melodias simples (Asa Branca, Tema da Nona Sinfonia, entre outras) e, no final do módulo, tocará suas primeiras composições para violão solo de autores do século XVI ao XXI.

Violão Erudito Básico 2:

Aqui você começará de verdade a montar seu repertório. Vamos explorar conceitos básicos de interpretação, como controle de dinâmica, timbre, articulação, agógica e ornamentação/ embelezamentos. Também vamos iniciar a dominar conceitos básicos de interpretação musical, como funcões tonais (função tônica, função subdominante, função dominante) e estimular sua criatividade compondo cadências ou ornamentações por diminuição (também chamado de glosa ou ornamentação renascentista). Serão trabalhados também a compreensão do princípio polifônica através de exercícios a uma voz e peças simples a duas vezes, o conhecimento da notas na primeira posição do violão, e elementos básicos de teoria e solfejo além dos citados acima.

Violão erudito Básico 3:

Aqui você executará peças da Renascença, Barroco, Classicismo, Romantismo, Modernismo, Contemporâneo e de autores latino-americanos que abrangem notas até a quarta posição do braço, envolvendo formas arpejadas, acordes, escalas, ligados ascendentes e meia pestana. Entre os exercícios técnicos abordados, incluem-se arpejos de quatro sons com notas simultâneas com o polegar, exercícios de ligados ascendentes, tríados maiores e menores em dó maior e lá menor, além de se aprofundar na relação entre teoria e solfejo como base para uma interpretação musical mais sólida ao tocar o violão clássico.

Violão erudito Básico 4:

Neste nível você irá distinguir melhor cada um dos períodos de época da musica clássica: Renascimento, Barroco, Clássico, Romântico, Contemporâneo. Também iremos trabalhar o popular e o folclórico. Iremos aprimorar sua técnica de arpejos e iniciar a estudar os ligados descendentes. Você irá distinguir elementos musicais como dinâmica, articulação, timbre, agógica, fraseado e condução de vozes. Aumentará sua consciência da harmonia ao trabalhar tríades maiores e menores, além de elementos básicos de teoria musical e solfejo e sua aplicação na prática do violão clássico.

Violão erudito Básico 5:

Neste nível você irá aprofundar a distinção entre cada um dos períodos de época: Renascimento, Classicismo, Barroco, Romantismo, Modernismo, Contemporâneo, além da música popular e folclórica. Irá se aprofundar no domínio dos arpejos e estudar os ligados mistos. Distinguirá elementos musicais como dinâmica, timbre, agógica, articulação, fraseado, condução de vozes, aprofundamento da análise e digitação das composições, e como elementos básicos de teoria musical e solfejo fundamentam melhores interpretações musicais. Irá tocar música de cada um dos períodos de época citados acima, em músicas que exploram até a quarta posição do violão envolvendo arpejos, acordes, escalas, ligados e meia pestana. 

Violão clássico Básico 6 (ultimo semestre do curso para iniciantes):

Neste nível você irá recapitular, revisar, reforçar e se aprimorar nas questões trabalhadas até o nível anterior.

Violão erudito Técnico 1 NOVO

Violão erudito Técnico 1 antigo (primeiro semestre do curso técnico profissionalizante, currículo antigo)

Violão clássico Técnico 2 antigo

Playlist de Dicas de Violão (mais de 100 dicas, sobre vários assuntos)

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre seu email para receber todas as novidades na hora que forem publicadas.

 

Você se cadastrou em nossa newsletter com sucesso

Share This