Atualmente trabalho como professor de violão erudito na Escola de Música de Brasília. (EMB) É um prazer e uma grande honra compartilhar meus conhecimentos numa das melhores instituições de ensino musical do país, comparável a conservatórios estrangeiros.

Com a pandemia do Covid-19, a Secretaria de Educação do DF tomou a decisão de retomar as atividades acadêmicas de forma online. Como a EMB é subordinada à esta secretaria, passei a gravar vídeo-aulas para auxiliar meu trabalho com a próxima geração de violonistas brasilienses.

Como a EMB é uma escola pública, e sou um servidor público, remunerado com os impostos da população brasiliense, acho justo a comunidade ter acesso a este conteúdo. Embora a remuneração de professor não seja adequada, ainda assim ela vem do seu bolso, então você merece receber algo de volta.

Adianto que o acompanhamento e o feedback de um professor ou um colega mais experiente continuam sendo extremamente importantes. A música é uma arte que ainda preserva muita tradição oral. A cada novo avanço tecnológico podemos registrar mais coisas, mas ainda assim alguém ouvir sua interpretação, dar uma opinião honesta, fundamentada e sugerir ações para melhorar é fundamental. E, claro, boa parte do trabalho de um professor é inspirar e motivar os alunos a seguir trilhando o bom caminho.

Mas, especialmente durante esse tempo desafiador, as vídeo-aulas são alguma coisa para começar, ocupar a mente com uma atividade sadia, e se aprimorar em uma atividade recompensadora.

De todos os semestre que gravei vídeo-aulas, o nível iniciante, o básico 1, foi o mais desafiador. Nas primeiras vídeo-aulas percebi que cada vídeo-aula exigia mais duas. Por exemplo, bastava falar de algum assunto, como citar o nome de uma parte do violão, que percebi que era preciso gravar uma vídeo-aula sobre as partes do violão. Ensinar iniciantes do zero com vídeo-aulas exige mais que imaginei em princípio.

Por isso, dividi este primeiro nível em quatro partes. Cada link abaixo dá acesso às vídeo-aulas de cada seção do primeiro nível.

Pretendo seguir publicando as vídeo-aulas dos próximos níveis no último domingo de cada mês. Portanto, o nível básico 2 deve ser publicado no último domingo de outubro, e assim sucessivamente.

O curso básico de violão erudito da Escola de Música de Brasília tem seis níveis. Pretendo publicar vídeo-aulas gratuitamente de todos os níveis.

Mas você também vai precisar da apostila de cada nível. É só se inscrever no link a seguir que você vai recebê-la no seu e-mail: https://prodigious-artisan-5373.ck.page/8f7f3ab3c0

Ah, você já terminou o nível do B1? Então se inscreva no nível B2 em https://prodigious-artisan-5373.ck.page/6bb6ef66c1

Bons estudos,

Alvaro Henrique

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre seu email para receber todas as novidades na hora que forem publicadas.

 

Você se cadastrou em nossa newsletter com sucesso

Share This
Pular para o conteúdo