Hoje foi um dia em que o estudo das músicas de prioridade 1 a 3 fluiu muito bem, então foi possível render na obra de prioridade 4, o arranjo de Kazuhito Yamashita do Quadros de uma Exposição, de Modest Moussorgsky.

Uma explicação mais detalhada está no primeiro post da série. Algumas ideias e conceitos podem ser de difícil compreensão sem conhecer meu livro ou meu curso online Estudando Música Melhor, que podem ser adquiridos no alvarohenrique.com/linktree .

Metas de 23/7/2025:

  • tocar a primeira Promenade, por trechos, no andamento, usando o jogo de controle V ou F, 3v;
  • tocar a primeira página de Gnomos nos estágios de repertório 1 a 7, usando o jogo de controle V ou F, 3V.

Estratégias:

  • Promenade: cantar a melodia com o nome das notas, depois os trechos mais difíceis em pluck. Estes trechos, na primeira página, depois devem ser trabalhados com V ou F, 3V. Os três acordes de mudança que me criaram problema na sessão de estudo anterior são estudados primeiramente só os 3 com os 7 círculos do inferno, depois a semifrase completa em V ou F, 3V. Em seguida, trabalhar por trechos com unidade musical definida (2, 4 ou 8 compassos, considerando apenas uma dificuldade por trecho).
  • Gnomos: cantar a melodia com nome das notas, usando o pluck para ajudar na afinação. Em seguida, trabalhar por pluck, tocar falando o nome das notas com semínima a 60 bpm 1 vez corretamente, e não tocamos falando o ritmo, por este ser bem simples. Em seguida, subimos o metrônomo de 20 em 20 bpm até começar a sentir mais dificuldade. Ao atingirmos semínima a 200 bpm, passamos a marcar a mínima a 100 bpm e subimos de 5 em 5 bpm até atingir 120 bpm. Ao atingir a velocidade desejada, iniciar o jogo de controle V ou F.

Avaliação do resultado:

  • Promenade: aumentar o nível de exigência para um trecho menor deu um resultado muito positivo. Conseguimos vencer os trechos da segunda página com 10 tentativas a menos que ontem. O legato também está melhorando, fruto do trabalho com pluck, mas ainda não está perfeito. Manter tocar em pluck ao menos uma vez DC al fin.
  • Gnomos: cantar falando o nome das notas me revelou que estava tocando uma nota errada. Estava tocando como dó# os últimos dós nos mesmos compassos com réb ao invés de dó# no padrão inicial. Foram necessárias mais tentativas para vencer o jogo após perceber a falha de leitura, mas ao final da sessão de estudo estava dentro do normal (3 a 6 tentativas).

O que melhorar na próxima sessão:

  • Promenade: repetir o que funcionou: pluck, cantar nome das notas, jogo de controle mais exigente possível nas pedreiras (conjunto de 1 a 4 notas com a concentração de maior dificuldade da obra), jogo de controle difícil nos trechos maiores.
  • Gnomos: atentar para a leitura correta da primeira página desde o início, fazer saltos maiores na hora de refazer os estágios de aprendizado 5 a 7, seguir a leitura por estágios (níveis) de aprendizado para o próximo trecho.

Bons estudos,

Alvaro Henrique

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre seu email para receber todas as novidades na hora que forem publicadas.

 

Você se cadastrou em nossa newsletter com sucesso

Share This