Na semana passada falei bastante do relançamento do Suite Candanga. Imagina só? Agora ele está disponível pra você ouvir na sua plataforma favorita.
Esse álbum nasceu da saudade. Às vésperas dos 50 anos de Brasília, estava morando no exterior. Foi um período muito feliz, de muito crescimento, mas aquela estória da gente valorizar o que perde é verdade. Com todos seus problemas, essa cidade sonhada no meio do Cerrado tem seus encantos.
No início, era só um programa de apresentação. Depois, Suite Candanga virou um CD. E, agora, está em formato digital pra você ouvir com mais facilidade.
Pro projeto se tornar realidade encomendei composições novas em homenagem à capital. Mas, embora não seja compositor, eu queria poder dar meu toque especial, minha homenagem. A forma que consegui encontrar pra fazer isso é fazendo um arranjo da Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Moreau Gottschalk.
Quando Gottschalk compôs essa música, o Brasil era uma jovem nação, governada pela primeira vez por um brasileiro (D. Pedro II). É uma música que diz mais sobre um Brasil que estava sendo sonhado para o futuro, que o Brasil real. Brasília é só mais um capítulo deste sonho, o que me fez achar muito coerente a música com a ocasião.
As composições encomendadas foram Pequena Suite Candanga, de Mário Ferraro, uma espécie de caleidoscópio da capital, mostrando cinco de suas belezas, escrita a partir das primeiras notas da canção favorita do presidente que construiu Brasília, Juscelino Kubistchek; e A Reconstrução de Brasília, de Carlos Alberto da Silva, uma obra feita a partir do refrão do hino à República e que visa mostrar o valor de retomar o chamado “espírito de Brasília”, uma confiança no progresso do Brasil. Também encomendei uma obra a Jorge Antunes que entrou no CD físico, que ficou de fora no álbum digital. No entanto, a gravei novamente (e com mais movimentos) para seu disco “Cordas Dedilhadas”, que vou falar mais sobre numa próxima oportunidade.
Que tal ouvir na sua plataforma digital favorita (Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Music, etc)? Ouça em https://tratore.ffm.to/suitecandanga
Abraços,
Alvaro Henrique