Atendendo a pedidos, seguem links para sites com partituras legais para violão (alguns tem pra outros instrumentos também).

Nos links abaixo, somente sites com partituras em domínio público ou com autorização do compositor livre. Nada de pirataria.

Boije’s Collection: https://musikverket.se/musikochteaterbiblioteket/ladda-ner-noter/boijes-samling/?lang=en

Vou começar pela que mais me impressiona. A Boije’s Collection é a digitalização do acervo de Carl Oscar Boijet af Gennäs (1849-1923), um violonistas amador e corretor de seguros da Suécia. Sim, uma só pessoa acumulou quase mil partituras para violão, com repertório de século XIX, principalmente, incluindo raros manuscritos de Johann Kaspar Mertz. É impressionante a quantidade de obras de compositores que hoje não tocamos. Basta lembrar que até os anos 1960 não se tocava Mauro Giuliani, por exemplo, ainda há muito a explorar aqui.

IMSLP: http://imslp.org/

O IMSLP pretende ser a Wikipedia das partituras em domínio público. Tem de tudo. Pra todas as formações instrumentais. Na dúvida, é o primeiro site que você precisa consultar, pois é de longe o mais completo.

Obra Completa de Fernando Sor: http://fernandosor.free.fr/

Todas as composições para violão de Fernando Macarias Sor.

Obra completa de Mauro Giuliani: http://maurogiuliani.free.fr/

Todas as composições do Mauro Giuliani

Acervo Digital do Violão Brasileiro: https://www.violaobrasileiro.com/

Neste site tem partituras à venda e partituras grátis. As gratuitas estão disponibilizadas com autorização do autor, arranjador e/ ou editor. Eventualmente essa autorização pode ocorrer por tempo limitado.

Partituras de Baden-Powell (Brazil on Guitar): https://brazil-on-guitar.de/tabs.html

Partituras grátis, de qualidade, fiéis às gravações, autorizadas pelos herdeiros, de Baden-Powell de Aquino, um dos maiores mestres do violão brasileiro.

Conhece outro site que disponibiliza partituras para violão legalmente? Escreva um comentário que iremos divulgá-lo.

Lembrando que a pirataria destrói a cadeia produtiva da música. Sem comprar partituras, não há editoras que publiquem autores brasileiros. Com compositores sendo obrigados a editar partituras no exterior, as peças que gostamos de tocar estarão à venda em dólares ou euros. Sei que pode ser inviável comprar TUDO, mas também não é razoável não querer comprar nada, né? Dá uma passadinha na Amazon.com, na sheetmusicplus.com, na gspguitar.com ou mesmo busca no Google na aba “shopping”.

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre seu email para receber todas as novidades na hora que forem publicadas.

 

Você se cadastrou em nossa newsletter com sucesso

Share This
Pular para o conteúdo