íntegra do documento, como publicado no Diário Oficial do DF: EDITAL EMB 1-2020 – DODF 217 13-11-2019
Correção do edital para os cursos Básico e Técnico publicado no DODF: http://emb.se.df.gov.br/images/pdf/2020-1/Edital%20Tec_Fic_1-2020_corrigido.pdf
Manual do Candidato dos Cursos Básico e Técnico: http://emb.se.df.gov.br/images/pdf/2020-1/Manual%20do%20Candidato%20Tec_FIC_1_2020.pdf
Edital para ingresso nos cursos de Musicalização Infantojuvenil: http://emb.se.df.gov.br/images/pdf/2020-1/Edital%20mus%20Iinfantojuvenil%201-20204.pdf
Resumo do Edital para o curso de MUSICALIZAÇÃO INFANTOJUVENIL com as informações mais importantes:
EDITAL Nº 02, DE 13 de NOVEMBRO de 2019
Todos os estudantes do CEP-EMB têm concomitantemente três modelos de aulas: a) aulas de INSTRUMENTOS MUSICAIS sendo individuais ou coletivas (segundo plano de curso aprovado); b) aulas TEÓRICAS sendo coletivas e c) aulas práticas de PRÁTICAS DE CONJUNTO, PEQUENOS GRUPOS e GRANDES GRUPOS sendo coletivas.
1.2 O Processo Seletivo para os Cursos oferecidos pelo Projeto Pedagógico Permanente Musicalização Infantojuvenil consistirá dos seguintes procedimentos: 1) Sorteios públicos (TRANSMITIDO VIA mídia social do CEP-EMB no endereço: CEP – Escola de Música de Brasília 2017 – 2019); ou 2) Testes Práticos e Entrevista com a Banca Examinadora Local constituída por, no mínimo, dois professores do CEP-EMB da área específica do curso ofertado, conforme a especificidade de cada curso ofertado neste Edital.
1.2.1 Os Sorteios constantes no item 1.2 ocorrerão pelo número de inscrição do candidato, de maneira pública, por meio eletrônico (via internet) no dia especificado, sem a necessidade da presença física do candidato no CEP – Escola de Música de Brasília.
1.2.3. Os candidatos selecionados serão notificados por e-mail em até 72 horas úteis a contar da data do sorteio;
1.2.4. Os Testes Práticos e/ou Entrevistas com a Banca Examinadora Local serão realizados somente para o perfil dos candidatos que não participam dos Sorteios.
2.1. As Inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site: www.emb.se.df.gov.br.
2.2. As Inscrições on-line para os cursos ofertados pelo Projeto Pedagógico Permanente Musicalização Infantojuvenil estarão disponíveis a partir das 9h do dia 19 de novembro às 23h do dia 01 de dezembro de 2019.
2.10. Para esclarecer dúvidas, os candidatos poderão entrar em contato por meio do telefone: (61) 3901-7688, na Secretaria Escolar do CEP-EMB ou por meio do link “atendimento à comunidade” no site: www.emb.se.df.gov.br.
3.1. A HOMOLOGAÇÃO da inscrição do candidato será realizada pela Secretaria do CEP-EMB, a partir das 14h do dia 20 de novembro de 2019 até às 15h do dia 02 de dezembro de 2019. Não é necessário o comparecimento do candidato no CEP – EMB nos dias acima citados. Após a verificação dos dados informados no ato da inscrição o resultado será afixado no quadro de avisos do CEP-EMB e disponibilizado no site www.emb.se.df.gov.br, a partir das 15h do dia 04 de dezembro de 2019.
4.1.3. O Sorteio para os Cursos de Iniciação ao Instrumento Turma A (candidatos com idade mínima de 08 anos e máxima de 09 anos) será realizado no dia 13 de dezembro de 2019, no CEP-EMB, às 19h30 não sendo necessária a presença do candidato no CEP – Escola de Música de Brasília.
4.1.4. O Sorteio para os Cursos de Iniciação ao Instrumento Turma B (candidatos com idade mínima de 10 anos e máxima de 12 anos) será realizado no dia 13 de dezembro de 2019, no CEPEMB, às 19h30 não sendo necessária a presença do candidato no CEP – Escola de Música de Brasília.
4.1.5. O Sorteio para os Cursos de Iniciação ao Instrumento Turma C (candidatos com idade mínima de 13 anos e máxima de 14 anos) será realizado no dia 13 de dezembro de 2019, no CEP-EMB, às 19h30 não sendo necessária a presença do candidato no CEP – Escola de Música de Brasília.
4.1.6. Nos casos em que o número de candidatos inscritos for inferior ou igual ao número de vagas ofertadas, não haverá necessidade de realizar o respectivo sorteio, sendo contemplados todos os inscritos para aquela área específica
4.2.1. O Teste, cujo caráter é eliminatório e classificatório, será constituído de Teste Prático (individual) e/ou entrevista conforme descrições no item 5 do edital.
4.2.7. O candidato menor de idade deverá estar acompanhado de um de seus responsáveis e apresentar um dos documentos elencados no item 4.2.7., ou a Certidão de Nascimento e o comprovante de inscrição.
4.2.8 O não comparecimento ou a falta da documentação exigida no dia do Teste implicará a eliminação do candidato deste Processo Seletivo.
Vagas:
Bandolim: 4 vagas no vespertino para turma C
Canto Erudito: 2 vagas no vespertino – ingresso por teste
Contrabaixo Acústico Erudito: 1 vaga no vespertino para turma C
Clarineta: 2 vagas no vespertino para turma B, 03 vagas no matutino – ingresso por teste, 02 vagas no vespertino – ingresso por teste
Fagote: 9 vagas no vespertino para turma C
Flauta Transversal: 3 vagas no matutino – ingresso por teste, 3 vagas no vespertino – ingresso por teste
Harpa: 2 vagas no matutino para turma A, 2 vagas no vespertino para turma A, 3 vagas no matutino para turma C, 1 vaga no vespertino – ingresso por teste
Oboé: 2 vagas no matutino para turma B, 1 vaga no vespertino para turma B, 3 vagas no matutino para turma C
Percussão Erudita: 1 vaga no matutino – ingresso por teste, 1 vaga no vespertino – ingresso por teste
Piano Erudito: 4 vagas no matutino para turma A, 6 vagas no matutino para turma B, 6 vagas no matutino para turma C, 6 vagas no matutino – ingresso por teste, 4 vagas no vespertino – ingresso por teste
Piano Popular: 1 vaga no matutino pra turma C, 2 vagas no vespertino para turma C, 3 vagas no matutino – ingresso por teste, 1 vaga no vespertino – ingresso por teste
Saxofone: 1 vaga no matutino – ingresso por teste, 1 vaga no vespertino – ingresso por teste
Trompa: 1 vaga no vespertino para turma A, 1 vaga no vespertino – ingresso por teste
Trompete: 2 vagas no matutino – ingresso por teste, 4 vagas no vespertino – ingresso por teste
Viola Caipira: 2 vagas no matutino para turma B
Violão Erudito: 4 vagas no vespertino para turma C (candidatos com idade mínima de 13 anos e máxima de 14 anos, com seleção via sorteio público no dia 13/12/2019 às 19h30)
Viola Clássica: 2 vagas no matutino – ingresso por teste
Violino: 12 vagas no matutino para turma A, 3 vagas no vespertino para turma A, 2 vagas no matutino – ingresso por teste
Violoncelo: 2 vagas no matutino para turma A, 2 vagas no matutino para turma B, 2 vagas no vespertino para turma B, 2 vagas no matutino para turma C, 4 vagas no vespertino para turma C, 4 vagas no matutino – ingresso por teste, 4 vagas no vespertino – ingresso por teste.
6.1.1 O Resultado Final do Sorteio será afixado no quadro de avisos do CEP-EMB na data provável de 20 de dezembro de 2019, a partir das 9h e disponível no site: http://www.emb.se.df.gov.br/
6.2. Resultado do Teste:
6.2.1. O Resultado Oficial Preliminar dos Testes dos Cursos Básicos do Projeto Pedagógico Permanente da Musicalização Infantojuvenil, será afixado no quadro de avisos do CEP-EMB no dia 17 de dezembro de 2019 a partir das 10h.
7.1. As matrículas dos candidatos selecionados, por meio do SORTEIO e do TESTE PRÁTICO e/ou ENTREVISTA, para os Cursos do Projeto Pedagógico Permanente Musicalização Infantojuvenil, serão realizadas no período de 17 a 20 de dezembro de 2019 e de 13 a 17 de janeiro de 2020 na Secretaria Escolar do CEP-EMB das 8h15 às 11h45 e das 14h15 às 17h30.
7.2. É obrigatório o comparecimento do responsável à Secretaria Escolar para efetivar a matrícula no período estipulado no item 7.1.
7.2.1. O candidato que não comparecer será desclassificado, ficando a vaga à disposição do Cadastro Reserva.
OBSERVAÇÃO: Este post tem viés informativo e de divulgação do edital, sendo jamais um substituto deste. VALE O QUE ESTIVER PUBLICADO NAS FONTES OFICIAIS, em caso de qualquer discordância de informações.
Resumo do edital para os cursos BÁSICO E TÉCNICO com as informações mais importantes:
Durante o semestre letivo todos os estudantes do CEP-EMB têm três modelos de aulas: aulas de INSTRUMENTOS MUSICAIS individuais ou coletivas (segundo planos de cursos aprovados); aulas TEÓRICAS coletivas e aulas práticas coletivas de PRÁTICAS DE CONJUNTO, PEQUENOS GRUPOS e GRANDES GRUPOS.
1.2. O Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Cursos de Formação Inicial e Continuada consistirá dos seguintes procedimentos, regulamentados no presente Edital: 1)
Testes Práticos (conforme item 5. e seus subitens) e/ou Entrevista (conforme item 4.1.13) com a Banca Examinadora Local constituída de acordo com o item 4.1.2, conforme a especificidade de cada curso ofertado
neste Edital. 2) Teste Teórico, conforme o item 6. e seus subitens.
1.2.1. Os Cursos de Educação Profissional de Nível Técnico são aqueles ofertados a estudantes que estão cursando ou que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente na Educação de Jovens e Adultos.
1.2.1.1. Para o estudante obter o certificado Técnico de Nível Médio é necessária a comprovação da conclusão do Ensino Médio (Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente), segundo a Resolução nº 6/2012 – CNE/CEB, constante no Diário Oficial da União, de 21 de setembro de 2012, Seção 1, p.22.
1.2.1.2. Os Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC são ofertados a estudantes com faixa etária a partir de 15 (quinze) anos e com diferentes níveis de escolaridade.
1.2.2. Somente participará do Teste Teórico, o candidato que obtiver aprovação com nota mínima 7,0 (sete) no Teste Prático e/ou Entrevista.
1.4. A idade mínima para ingresso no período noturno é de 16 (dezesseis) anos, comprovados no ato da matrícula.
1.4.1. Para candidatar-se aos cursos do turno noturno, os candidatos maiores de 16 (dezesseis) anos e menores de 18 (dezoito) anos necessitam apresentar autorização por escrito do seu responsável (com comprovação desta condição por meio de documentos) no ato da matrícula.
1.5. Não é permitido o trancamento de matrícula durante o primeiro semestre do curso em que for matriculado, bem como, não haverá renovação de matrícula para o estudante que obtiver REPROVAÇÃO em
qualquer componente curricular no primeiro semestre do curso em que estiver matriculado.
1.6. O candidato, em caso de aprovação no certame, poderá requerer aproveitamento de estudos ou prova de proficiência para tal em qualquer componente curricular pleiteando renivelamento, respeitando as regras
previstas no Regimento Escolar e nos Planos de Cursos aprovados e vigentes. A progressão do candidato só será possível havendo a vaga para o componente curricular no semestre pleiteado.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. As Inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site: www.se.df.gov.br.
2.1.1. O candidato deverá, obrigatoriamente, informar um e-mail válido no ato da inscrição.
2.2. O período de inscrições para este Processo Seletivo será a partir das 9h do dia 19 de novembro às 23h do dia 01 de dezembro de 2019.
2.3. A realização do Processo Seletivo será integralmente gratuita.
2.4. Após realizar a inscrição on-line, o candidato deverá imprimir, em via única, o comprovante de inscrição.
2.5. Ao inscrever-se, o candidato deverá optar por um único curso, uma única modalidade e em um único turno: Matutino, Vespertino ou Noturno.
3.1. A HOMOLOGAÇÃO da inscrição do candidato será realizada pela Secretaria do CEP-EMB, a partir das 14h do dia 20 de novembro de 2019 até às 15h do dia 02 de dezembro de 2019. Não é necessário o comparecimento do candidato no CEP – EMB nos dias acima citados. Após a verificação dos dados informados no ato da inscrição o resultado será afixado no quadro de avisos do CEP-EMB e disponibilizado
no site www.emb.se.df.gov.br, a partir das 15h do dia 04 de dezembro de 2019.
4.1.1. O Teste, cujo caráter é eliminatório e classificatório, será constituído de Etapa Prática (individual) e/ou Entrevista (individual), Etapa Teórica (em grupo) e de Percepção Musical (em grupo).
4.1.3. Os Testes Práticos (individual) e/ou Entrevistas (individual) e os testes de Teoria (em grupo) e Percepção Musical (em grupo) serão realizados nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2019.
4.1.4. Somente participarão dos testes os candidatos que tiverem a inscrição homologada e divulgada conforme item 3.
4.1.5. É OBRIGATÓRIA a realização de todas as etapas do Processo Seletivo para os candidatos inscritos neste edital. A não execução de uma das etapas do teste (prática, entrevista ou teórica e percepção musical) implicará a eliminação do candidato neste processo seletivo, mesmo estando o candidato aprovado em alguma das etapas.
4.1.6. O acesso aos locais dos testes estará condicionado à apresentação de um dos documentos oficiais com foto, na forma da Lei nº 12.037/2009: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identidade,
Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira dos respectivos Conselhos Profissionais, além do comprovante de inscrição.
4.1.7. O candidato menor de idade até 16 anos deverá estar acompanhado de um de seus responsáveis e apresentar um dos documentos elencados no item 4.1.6., ou a Certidão de Nascimento e o comprovante de
inscrição.
4.1.8. O não comparecimento ou a falta da documentação exigida no dia do Teste implicará a eliminação do candidato deste Processo Seletivo.
4.1.10. Para os testes práticos (individuais) dos cursos de Bateria, Contrabaixo, Contrabaixo Acústico Erudito (FIC), Contrabaixo Acústico Popular (FIC), Contrabaixo (Técnico), Cravo, Fagote, Harpa, Percussão
Sinfônica (Técnico), Percussão Erudita (FIC), Piano Erudito e Piano Popular, o CEP-EMB fornecerá em forma de empréstimo exclusivamente para realização do teste prático o instrumento, devendo o candidato
estar de posse dos seus acessórios e suas partituras.
4.1.11. Para os Testes dos cursos de instrumentos não elencados no item 4.1.10, o CEP-EMB não fornecerá o instrumento em forma de empréstimo para realização do teste prático, devendo o candidato estar de posse de seu instrumento com os acessórios e partituras.
4.1.12. Se necessário, o candidato poderá levar o instrumentista acompanhador/correpetidor, devendo este submeter-se aos mesmos procedimentos com relação ao cumprimento dos horários e regras previstas para o candidato.
4.1.13. A Entrevista terá como objetivo o levantamento de informações acerca do processo de formação e experiência musical pregressa do candidato (caso haja), assim como suas expectativas com relação ao curso pleiteado.
4.1.14. O Teste Teórico (em grupo) será constituído de aplicação de Teste Escrito, que abordará conhecimentos teóricos referentes ao curso pleiteado.
4.2.1. Formas de ingresso: o Processo Seletivo será realizado em caráter ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO no CEP-EMB, pela Banca Examinadora Local (4.1.2.), podendo ser em UMA ETAPA:
Entrevista (individual); em DUAS ETAPAS sendo: a) Teste Prático (individual) + Entrevista (individual); ou b) Teste Prático (individual) + Teste Teórico (em grupo); ou em TRÊS ETAPAS: Teste Prático (individual) +
Entrevista (individual) + Teste Teórico (em grupo), dependendo do curso pleiteado. O Teste Prático (individual) e a Entrevista (individual) serão realizados no mesmo dia, para todas as ofertas.
4.2.2. As salas onde os testes serão realizados serão afixados nos murais localizados na entrada do CEP-EMB a partir das 8h do mesmo dia dos testes.
4.2.3. Os portões do CEP-EMB no turno matutino serão abertos às 8h15 e fechados às 9h. No turno vespertino serão abertos às 14h15 e fechados às 15h. No turno noturno serão abertos às 19h15 e fechados às
20h.
4.2.4. No dia do teste Prático (individual) e/ou Entrevista (individual), o candidato deverá retirar a sua senha, no CEP – EMB, para acesso à Banca Examinadora Local, observando o turno escolhido no ato da inscrição: Matutino (8h15 às 9h), Vespertino (14h15 às 15h), Noturno (19h15 às 20h).
4.2.5. Os Testes Práticos e/ou Entrevistas serão realizados no(s) turno(s) previsto(s), conforme as tabelas de cada curso ofertado neste Edital, nos seguintes horários: Matutino (9h às 12h), Vespertino (15h às 18h) e
Noturno (20h às 23h). Os Testes de Teoria e Percepção Musical serão realizados conforme as tabelas de cada curso ofertado neste Edital, exclusivamente no turno Vespertino, no horário das 15h às 17h.
4.2.6. O não comparecimento do candidato no horário estipulado implicará a sua ELIMINAÇÃO do Processo Seletivo.
4.2.8. Não haverá distribuição de senha na 2ª etapa do Processo Seletivo (prova teórica) para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Acordeom, Alaúde, Bandolim, Bateria, Canto Erudito, Canto Popular, Clarineta, Contrabaixo, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Documentação Musical, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Flauta Traverso Barroca, Guitarra, Oboé, Percussão, Percussão Sinfônica, Piano Erudito, Piano Popular, Processos Fonográficos, Regência, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola Caipira, Viola, Viola da Gamba, Violão Erudito, Violão Popular, Violino e Violoncelo.
4.2.9. As portas dos Blocos B e C do CEP-EMB serão abertas para os candidatos quinze minutos antes da prova, mediante identificação nos termos do item 4.1.4.
4.2.10. Não será permitido o acesso ao local da prova após seu início.
4.3. DA CLASSIFICAÇÃO
4.3.1. A classificação dos candidatos será divulgada por curso, em ordem decrescente a partir da soma das notas alcançadas nas etapas do Processo Seletivo. A CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA será divulgada em
uma lista geral a ser fixada nos murais localizados na entrada do CEP-EMB na data provável de 17 de dezembro de 2019 a partir das 10h. A CLASSIFICAÇÃO FINAL será divulgada em uma lista geral a ser
fixada nos murais localizados na entrada do CEP-EMB na data provável de 20 de dezembro de 2019, em que constarão os nomes de todos os candidatos classificados, em ordem decrescente em relação à nota final obtida.
4.4. DO CADASTRO RESERVA (CR)
4.4.1. O Cadastro Reserva (CR) será composto pelos candidatos aprovados e não classificados no limite de vagas ofertadas por curso, na estrita ordem de classificação.
4.4.2. Até o dia 20 de março de 2020, caso surjam vagas, serão chamados os candidatos do Cadastro Reserva na ordem de classificação, via e-mail fornecido pelo candidato no ato da inscrição.
Vagas por instrumento (data e conteúdo das provas no edital)
Acordeom:
Básico: 3 vagas no vespertino
Técnico: 2 vagas no vespertino
Alaúde
Básico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino
Técnico: 1 vaga no matutino, 1 vaga no vespertino
Arranjo I
Básico: 15 vagas no noturno
Arranjo II
Básico: 15 vagas no noturno
Arranjo III
Básico: 15 vagas no noturno
Arranjo linear
Básico: 15 vagas no vespertino
Bandolim
Básico: 2 vagas no matutino, 4 vagas no vespertino e 2 vagas no noturno
Técnico: 4 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Bateria
Básico: 13 vagas no matutino, 14 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Técnico: 2 vagas no matutino, 3 vagas no vespertino
Canto Erudito
Básico: 6 vagas no matutino, 10 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Técnico: 7 vagas no matutino, 12 vagas no vespertino, 6 vagas no noturno
Canto Popular
Básico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Técnico: 1 vaga no vespertino
Cavaquinho
Básico: 4 vagas no matutino, 4 vagas no vespertino
Clarineta
Básico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino e 2 vagas no noturno
Técnico: 1 vaga no matutino, 3 vagas no vespertino e 1 vaga no noturno
Contrabaixo (erudito)
Básico: 2 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Contrabaixo Acústico (popular)
Técnico: 2 vagas no noturno
Contrabaixo Elétrico
Básico: 8 vagas no matutino, 4 vagas no vespertino
Técnico: 2 vagas no noturno
Cravo
Básico: 1 vaga no vespertino
Técnico: 1 vaga no noturno
Documentação Musical
Técnico: 5 vagas no matutino, 5 vagas no vespertino
Fagote
Básico: 4 vagas no matutino
Técnico: 1 vaga no matutino, 1 vaga no vespertino
Flauta Doce
Básico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino
Técnico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino
Flauta Transversal
Básico: 2 vagas no matutino, 8 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Técnico: 3 vagas no matutino, 3 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Flauta Traverso Barroca
Básico: 2 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Técnico: 1 vaga no vespertino, 1 vaga no noturno
Guitarra
Básico: 18 vagas no vespertino, 3 vagas no noturno
Técnico: 3 vagas no matutino, 6 vagas no vespertino, 3 vagas no noturno
Harpa
Básico: 3 vagas no matutino
Iluminação de Palco
Básico: 20 vagas no noturno
Oboé
Básico: 2 vagas no matutino
Técnico: 4 vagas no matutino, 1 vaga no vespertino
Percussão Erudita
Básico: 1 vaga no matutino, 1 vaga no vespertino, 2 vagas no noturno
Percussão Popular
Básico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Percussão
Técnico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Piano Erudito
Básico: 6 vagas no matutino, 6 vagas no vespertino, 5 vagas no noturno
Técnico: 2 vagas no matutino, 4 vagas no vespertino, 1 vaga no noturno
Piano Popular
Básico: 2 vagas no matutino, 1 vaga no vespertino
Técnico: 2 vagas no matutino, 3 vagas no vespertino
Processos Fonográficos
Técnico: 5 vagas no matutino, 5 vagas no vespertino
Regência
Técnico: 16 vagas no noturno
Saxofone
Básico: 3 vagas no matutino, 3 vagas no vespertino, 3 vagas no noturno
Técnico: 2 vagas no matutino, 3 vagas no vespertino, 1 vaga no noturno
Trombone
Básico: 2 vagas no vespertino e 2 vagas no noturno
Técnico: 2 vagas no vespertino e 1 vaga no noturno
Trompa
Básico: 4 vagas no vespertino, 6 vagas no noturno
Técnico: 1 vaga no vespertino
Trompete
Básico: 4 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Técnico: 1 vaga no matutino, 1 vaga no vespertino
Viola Caipira
Básico: 4 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino
Técnico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino, 2 vagas no noturno
Viola Clássica
Básico: 3 vagas no vespertino, 12 vagas no noturno
Técnico: 1 vaga no vespertino, 4 vagas no noturno
Viola da Gamba
Básico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino
Violão Erudito
Básico: 4 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino
Dia e horário da prova para o básico:
11/12/19, às 15h, CEP-EMB (tanto para matutino quanto vespertino)
5.67.6. Para a realização do teste prático de Violão Erudito, o candidato deverá, obrigatoriamente, trazer o instrumento, acessórios e partituras.
5.67.7. Será aprovado para o Curso Formação Inicial e Continuada – Básico Instrumental em Violão Erudito o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 6,5 (seis vírgula cinco).
5.67.8. Conteúdos do teste prático individual em Violão Erudito: 1) Uma peça à escolha do candidato.
5.67.9. Entrevista com Banca Examinadora Local.
Técnico: 4 vagas no matutino, 5 vagas no noturno
Dias e horários das provas para o técnico:
Prova prática: 10/12/19, às 10h para os candidatos do matutino e 20h para os candidatos do noturno.
Prova de teoria e percepção musical: 12/12, às 15h (tanto para candidadtos do matutino quanto do noturno), no Bloco B da EMB.
5.68.6. Para a realização do teste prático de Violão Erudito, o candidato deverá, obrigatoriamente, trazer o instrumento, acessórios e partituras.
5.68.7. Para a realização do Teste de Teoria e Percepção Musical, os candidatos devem estar munidos de caneta esferográfica azul ou preta.
5.68.8. Participará da 2ª Etapa (Teste de Teoria e Percepção Musical), o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) na 1ª Etapa.
5.68.9. Será aprovado no Teste de Teoria e Percepção Musical (2ª Etapa) o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco).
5.68.11. Será aprovado o candidato que obtiver nota final (média ponderada) igual ou superior a 6,5 (seis vírgula cinco).
5.68.12. Conteúdos do teste prático individual em Violão Erudito:
1) Uma peça à escolha do candidato.
2) Uma das duas opções: Fernando Sor – Op. 35 nº 17 ou Matteo Carcassi Op. 60 nº 1
3) Leitura à primeira vista.
5.68.13. Entrevista com Banca Examinadora Local.
5.68.14. Conteúdos do Teste de Teoria e Percepção Musical, conforme o item 6.2
Violão Popular
Básico: 2 vagas no matutino, 2 vagas no vespertino
Técnico: 2 vagas no matutino, 4 vagas no vespertino
Violino
Básico: 3 vagas no matutino, 9 vagas no vespertino
Técnico: 4 vagas no matutino, 5 vagas no vespertino, 3 vagas no noturno
Violoncelo
Básico: 6 vagas no matutino, 5 vagas no vespertino, 8 vagas no noturno
Técnico: 7 vagas no matutino, 1 vaga no vespertino, 3 vagas no noturno
6.2. Os conteúdos dos Testes de Teoria e Percepção Musical para os Cursos de Educação Profissional de Nível Técnico em Testes de Instrumento ou Canto dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível
Médio em: Canto Erudito, Clarineta, Contrabaixo, Fagote, Flauta Transversal, Flauta Transverso Barroca, Harpa, Oboé, Percussão Sinfônica, Piano Erudito, Regência, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete,
Tuba, Viola, Violão Erudito, Violino e Violoncelo são os seguintes:
6.2.1. TEORIA: elementos básicos de notação musical: notas e figuras; claves de Sol, de Dó e de Fá; transcrição de claves; ligadura de prolongamento e ponto de aumento; compassos simples com aplicação completa do quadro de valores (todas as unidades de tempo-u.t.); métricas: binária, ternária e quaternária; transcrição métrica (mudança de unidade de tempo-u.t. e unidade de compasso-u.c.); escala diatônica de
Dó Maior; enarmonia de notas; semitom diatônico e cromático; classificação de intervalos simples naturais em Justo (J), Maior (M), menor (m), Aumentado (A) e Diminuto(D); classificação de intervalos simples com notas alteradas em: Justo (J), Maior (M), menor (m), Aumentado (A) e Diminuto (D); síncope e contratempo; andamento e sinais de repetição; formação da escala diatônica Maior em todas as tonalidades com sustenido (#) e bemóis (b); graus, funções e armaduras de clave; início de frase (anacrústico, tético e acéfalo) e terminação (masculina e feminina); sinais de dinâmica (f, mf, mp, p, cres. e decres.); formação de escalas Maiores em qualquer tonalidade; formação e classificação de acordes (tríades) em PM (Perfeito Maior), Pm (Perfeito menor), 5ªA (quinta aumentada) e 5ªD (quinta diminuta); aplicação de cifras da música popular (alfabéticas) sobre as tríades; tonalidades relativas; compasso composto (u.t. e u.c.); inversão de intervalos simples (m, M, J, A, D); inversão de tríades PM, Pm, 5ªA e 5ªD; tonalidades vizinhas e homônimas.
6.2.2. PERCEPÇÃO MUSICAL: percepção e classificação de acordes (tríades) em PM (Perfeito Maior), Pm (Perfeito menor), 5ª A (5ª Aumentada) e 5ª D (5ª Diminuta) nos estados fundamentais, arpejados em
direção ascendente; solfejo em todas as tonalidades Maiores na clave de sol; leitura e percepção rítmica a uma voz em compasso simples utilizando múltiplos de tempo, tempos inteiros, metade e quartos de tempo,
síncopes e quiálteras; leitura e percepção rítmica em compasso composto a uma voz; combinações com pausa de subdivisão do tempo inteiro e quiálteras.
8.3. Somente o candidato aprovado no Teste de Instrumento deverá comparecer, obrigatoriamente, ao CEP-EMB no dia 12 de dezembro de 2019, para a realização do Teste de Teoria e de Percepção Musical.
8.4. O Resultado Oficial Preliminar dos Testes dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e dos Cursos de Formação Inicial e Continuada serão afixados nos murais localizados na entrada do CEP-EMB no dia 17 de dezembro de 2019 a partir das 10h.
9.1. As matrículas dos candidatos selecionados por meio dos TESTES/ENTREVISTAS, para os Cursos de: Formação Inicial e Continuada – Básico Instrumental; para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Cursos de Formação Inicial e Continuada (Arranjo, Canto Erudito, Harpa e Coro Feminino Cantares), serão realizadas no período de 17 a 20 de dezembro de 2019 e de 13 a 17 de janeiro de 2020 na Secretaria Escolar do CEP-EMB das 8h15 às 11h45 e das 14h15 às 17h30.
9.2. É obrigatório o comparecimento à Secretaria Escolar para efetivar a matrícula no período estipulado no item 9.1.
9.2.1 O candidato que não comparecer será desclassificado, ficando a vaga à disposição do Cadastro Reserva, conforme item 4.4.2 do presente Edital.
OBSERVAÇÃO: Este post tem viés informativo e de divulgação do edital, sendo jamais um substituto deste. VALE O QUE ESTIVER PUBLICADO NAS FONTES OFICIAIS, em caso de qualquer discordância de informações.
Muito bom!
Quero me matricular na escola de música
Acabamos de atualizar o post incluindo um resumo do edital. Boa sorte na prova e aguardo você matriculado lá!
Olá amigo, acredito que a informação de que a prova do básico será somente a tarde, não proceda. Se for, será apenas para o violão erudito, apesar de eu também acreditar ser um erro do edital. Provas do básico, segundo o edital, acontecerão tanto no matutino, às 9h, quanto no vespertino às 15h. Viola caipira FIC 5.62.1-5.62.5 Viola da Gamba (entrevista) tbm as 9h do dia 11. Violão popular 5.69.1-5.69.5 tbm às 9h do dia 11h
Destaquei o dia, horário e conteúdos da prova do instrumento que leciono, o violão erudito. Cada instrumento tem uma realidade distinta.
ok! Obrigado professor
Olá professor, um amigo fez a prova para o violao erudito e nao apareceu o nome dele nem como aprovado e nem reprovado… a quem ele deve procurar?
A pessoa mais indicada seria o Davson, atual vice-diretor e próximo diretor eleito. Na sua ausência, procurar a supervisora Kátia Andrade ou o secretário Alessandro.
Nossa! Muito melhor ler aqui do que no Diário Oficial!
Obrigada, professor! E parabéns pelo excelente trabalho!
Idade mínima para os cursos é de 15 anos.É isso mesmo??
A EMB tem três cursos: Musicalização infantojuvenil, Formação Inicial e Continuada (popularmente chamada de Básico) e Técnico. Os cursos Básico e Técnico tem idade mínima de 15 anos. O cursos de musicalização infantojuvenil tem idades de ingresso diferenciadas. Em breve atualizo o post com informações do edital deste curso, publicado separadamente, mas você também pode conferir no site da EMB: http://www.emb.se.df.gov.br
Ola Alvaro, gostaria de saber o valor do salario proposto. Grata, Isabella
Esse edital é para ingresso de alunos. Contratação de professor da EMB apenas via concurso público ou processo seletivo simplificado (para temporários apenas) organizado pelo Governo do Distrito Federal.
NÃO CONSEGUI ACHAR PRA FAZER INSCRIÇÃO PELO SITE http://www.se.df.gov.br
Por favor, tente também no http://www.emb.se.df.gov.br
Fiz a minha inscricao para canto,mas nao consegui ve que dia seria o.resultado.
É importante verificar isto no edital. As datas das matrículas já passaram, infelizmente.
Quem não sabe tocar o instrumento vai participar da prova prática ou só da entrevista?
No caso de violão erudito, a única oportunidade de ingresso para quem não sabe tocar o instrumento é entrar no curso de musicalização infantojuvenil, turma C (13 e 14 anos), cujo ingresso é por sorteio. Candidatos que não sejam capazes de ler partitura e de tocar uma música do repertório erudito do começo ao fim têm pouquíssimas chances de serem aprovados para o curso básico, pior ainda para o técnico profissionalizante. Para outros instrumentos, favor ler o edital com o conteúdo exigido. Acontece eventualmente de ter vagas para o básico que não exigem conhecimento musical prévio. Não tenho como te informar se foi o caso, ou para qual instrumento seria. Leia o edital, por favor.
Boa tarde Prof. Meu filho tem 11 anos e tem vontade de fazer bateria. Precisará de teste também?
Grata pela atenção
Como não leciono bateria, não sei os detalhes de ingresso para este instrumento. Favor consultar o edital. No caso da idade dele, o ingresso será apenas para o curso de musicalização infantojuvenil. O link para o edital está neste post.
Boa tarde,
Gostaria de saber a minha filha tem 10 anos …e quer entrar na escola de música …poderia me orientar…qual seria o primeiro passo de se fazer?
O ingresso para esta faixa etária é apenas pelo curso de musicalização infantojuvenil. O primeiro passo é ler o edital de ingresso pra essa modalidade, e conferir as vagas disponíveis por cada instrumento e turno.
Álvaro ,Muito obrigada pela sua dica.
Caso as vagas do edital não sejam preenchidas após o período do processo seletivo, abre novamente para preenchimento ou somente no próximo edital? Abraço
Leonardo, por favor confira o edital sobre o tipo de prova. São muitos cursos, é uma escola imensa, ainda estou lá há pouco tempo, então não tenho como te responder com segurança.
Quanto a vagas não preenchidas, só no próximo edital. Até porque, na forma estrita da lei, não há edital de ingresso pra EMB, mas edital de ingresso do GDF para suas escolas técnicas – a EMB é uma das várias escolas técnicas do GDF, e todas precisam respeitar a mesma legislação inclusive na forma de ingresso dos alunos.
Amigo, por favor coloque o link para a inscrição porque tá impossÍvel achar nesses sites da SEDF e da EMB. Tem como descobrir qual é o link??
Adicionei os links na última atualização. Mas recomendo ainda assim, acalmar o coração e insistir em abrir o site http://www.emb.se.df.gov.br NO COMPUTADOR. Realmente, pelo celular será muito complicado (inclusive acessando por aqui no blog)
Muito obrigada! Vc sabe quando sairá o resultado das provas? Será que irão disponibilizar no site ou só no mural da EMB?
Nos últimos processos o resultado tem saído às sextas no site e fisicamente na escola, mas por favor confira o edital. Infelizmente estou na rua, respondendo pelo celular, e conseguir achar no celular é bastante complexo.
Fiz minha inscrição para piano erudito básico. Quero participar do sorteio. É só a inscrição que tenho que fazer para participar? Não vi nenhum campo específico para sorteio.
O sorteio é só para determinadas faixas etárias, no curso de musicalização infantojuvenil. A inscrição é feita em outro local, por outro edital. Favor conferir em http://www.emb.se.df.gov.br (favor ver apenas num computador).
Quero saber se há sorteio par adultos – violoncelo. Pelo que li só tem sorteio para crianças de até 14 anos.
Há sorteio para adultos?
Não há sorteio para adultos.
Obrigada pela informação atualizada.
As inscrições serão aberta novamente, quando?
As provas de ingresso da Escola de Música de Brasília são semestrais. Nos últimos anos, os editais têm saído em maio e novembro.
Tenho 17 anos e gostaria de aprender a tocar piano ou violão na escola de música, ambos do zero pois não sei nada. Então, como não tenho o conhecimento prévio, eu só posso entrar por sorteio?? e na minha idade, você sabe me dizer quais são as turmas disponíveis?
Gabriela, cada edital é uma realidade diferente. Mudam-se as turmas, a necessidade de conhecimento prévio, e mesmo a disponibilidade do sorteio. O próximo edital deve ser publicado em maio de 2020.
Eu me chamo Fátima,tenho 66 anos,sou apaixonada por violão. O que tenho que fazer para me escrever na EMB.
Fátima, que maravilha seu interesse e paixão pelo violão. Hoje, você precisa aguardar o próximo edital, com previsão de publicação em maio de 2020.
Olá Alvaro, boa tarde.
Para o curso de processos fonográficos (técnico), é realizada prova prática?
Se não for preenchida todas as vagas do edital, algum edital fora do período de normalidade pode ser lançado?
Abraço
Olá, Álvaro.
Gostaria de saber se para o curso básico em guitarra é necessário levar pedais para a prova prática.
Jr, cada edital é um edital diferente. Não tenho como dizer com a segurança que você busca detalhes de prova de instrumentos que não toco… Sempre confira o edital e respeite-o que vai dar certo. Mas todo edital é diferente.
Na inscrição para o curso de Técnico Fonográfico pede vídeo como campo obrigatório para a inscrição, mas o edital não pede vídeo para o curso informado. Como devo preencher esse campo?
Jefferson, infelizmente não posso responder dúvidas de todo o edital. Por favor, entre em contato com o e-mail indicado no edital ou no http://www.emb.se.df.gov.br