Íntegra do edital a partir da página 57 em https://dodf.df.gov.br/index/visualizar-arquivo/?pasta=2020|08_Agosto|DODF%20165%2031-08-2020|&arquivo=DODF%20165%2031-08-2020%20INTEGRA.pdf
Algumas dicas gerais sobre o edital:
Resumo dos trechos mais importantes para ingresso no curso de VIOLÃO ERUDITO:
VIOLÃO ERUDITO
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – BÁSICO INSTRUMENTAL EM VIOLÃO ERUDITO
Pré-requisitos: 1) Ter conhecimento musical prévio em Violão Erudito. 2) Estar cursando no mínimo o 8º ano do Ensino Fundamental e ter idade mínima de quinze anos, comprovados no ato da matrícula.
Número de vagas por turno e público-alvo:
Turno Matutino
Quantidade de Vagas 02
Forma de ingresso: O Processo Seletivo será realizado em etapa única, composta de teste prático individual de Violão Erudito e Entrevista com o candidato com envio de arquivo no ato da inscrição encaminhado no site www.educacao.df.gov.br
Conteúdo do teste prático individual em Violão Erudito:
1) Uma peça à escolha do candidato.
2) Entrevista encaminhada à banca organizadora no ato da inscrição no site www.educacao.df.gov.br .
CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL – VIOLÃO ERUDITO
Pré-requisitos: 1) Ter conhecimento musical prévio em Violão Erudito, Teoria e Percepção Musical correspondente aos conteúdos do curso de Formação Inicial e Continuada – Básico Instrumental. 2) Comprovar no ato da matrícula estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e idade mínima conforme quadro abaixo.
Número de vagas por turno e público-alvo:
Turno Matutino
Quantidade de Vagas 07
Turno Vespertino
Quantidade de Vagas 04
Turno Noturno
Quantidade de Vagas 02
Forma de ingresso: O Processo Seletivo será realizado em duas etapas:
1ª) Teste prático individual de Violão Erudito e Entrevista com o candidato com envio de arquivo no site www.educacao.df.gov.br .
2ª) Teste de Teoria e Percepção Musical,
Para a realização do teste prático de Violão Erudito, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter o instrumento, acessórios e partituras.
Participará da 2ª Etapa (Teste de Teoria e Percepção Musical), o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) na 1ª Etapa.
Será aprovado no Teste de Teoria e Percepção Musical (2ª Etapa) o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco).
O resultado final do Processo Seletivo para o Curso de Educação Profissional de Nível Técnico em Violão Erudito será calculado pela média ponderada das notas obtidas na 1ª e 2ª Etapas, observados os respectivos pesos.
Será aprovado o candidato que obtiver nota final (média ponderada) igual ou superior a 6,5 (seis vírgula cinco).
Conteúdos do teste prático individual em Violão Erudito:
1) Uma peça à escolha do candidato.
2) Uma das duas opções: Fernando Sor – Op. 35 nº 17 ou Matteo Carcassi Op. 60 nº 1.
Entrevista encaminhada à banca organizadora no ato da inscrição no site www.educacao.df.gov.br .
Todo o processo seletivo para o CEP – EMB será realizado de maneira virtual com envio, por parte do candidato, de vídeo com o conteúdo da prova/entrevista por upload junto à inscrição no site da SEEDF, www.educacao.df.gov.br.
O vídeo deverá ser gravado com câmara única (podendo ser de celular), posicionamento frontal (mostrando corpo, rosto e mãos, bem como os movimentos destes), sem cortes ou edição de áudio/vídeo e sendo vídeo contínuo.
O candidato deverá anunciar/falar o que estará tocando/cantando no vídeo antes de cada música determinada pelos requisitos do curso escolhido.
Para os candidatos que terão que fazer prova teórica, esta estará disponível no site www.emb.se.df.gov.br das 15 horas às 17 horas do dia 21 de setembro de 2020, via formulário google, para que seja respondida e enviada neste mesmo dia e período.
O não cumprimento de alguma das etapas ou orientações dos itens anteriores, acarretará em desclassificação do candidato.
As inscrições para os cursos ofertados neste Edital serão realizadas, exclusivamente, pela internet por meio do site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: www.educacao.df.gov.br, das 00h00 do dia 08/09/2020 até às 23h59 do dia 17/09/2020
A prova/entrevista será realizada de maneira inteiramente virtual, para todos os cursos e modalidades ofertadas neste edital.
O envio dos vídeos e respostas aos formulários/questionários correspondentes à primeira etapa (para os cursos de nível técnico) da prova/entrevista de seleção e etapa única para os cursos FIC, será realizada nos dias correspondentes ao período de inscrições, ou seja, das 00h00 do dia 08/09/2020 até às 23h59 do dia 17/09/2020 no endereço www.educacao.df.gov.br .
Não serão aplicadas provas de forma presencial.
O conteúdo da entrevista de seleção abrangerá questionamentos sobre: disponibilidade de tempo para estudo, disponibilidade/acesso/posse do instrumento musical pleiteado para estudo, possibilidade de aquisição do instrumento, condições de identificação/percepção de elementos básicos musicais, etc. O formulário contendo as questões da entrevista estará disponibilizado junto ao formulário de inscrição no endereço www.educacao.df.gov.br
No site do CEP – Escola de Música de Brasília, www.emb.se.df.gov.br, o(a) candidato(a) poderá consultar como fazer upload de vídeos para ser encaminhado no ato da inscrição no site www.educacao.df.gov.br
O Resultado Oficial da prova prática e/ou entrevista de seleção do nível técnico será divulgado à partir das 12h do dia 19/09/2020, no endereço eletrônico www.emb.se.df.gov.br.
O Resultado Oficial Preliminar do certame será divulgado a partir das 14h do dia 22/09/2020 no endereço eletrônico www.emb.se.df.gov.br.
A matrícula do(a) candidato(a) aprovado(a) no certame e classificado(a) dentro do número de vagas, será realizada no período de 24/09/2020 a 02/10/2020, mediante o envio de documentação escaneada/digitalizada à Secretaria Escolar do CEP – Escola de Música de Brasília, de maneira virtual pelo endereço de e-mail matriculacepemb@gmail.com.
Até o dia 05 de novembro de 2020, caso surjam vagas, serão chamados os candidatos do Cadastro Reserva na ordem de classificação, via e-mail fornecido pelo candidato no ato da inscrição.
Conteúdo da prova teórica (exclusiva para candidatos ao curso técnico):
TEORIA: elementos básicos de notação musical: notas e figuras; claves de Sol, de Dó e de Fá; transcrição de claves; ligadura de prolongamento e ponto de aumento; compassos simples com aplicação completa do quadro de valores (todas as unidades de tempo-u.t.); métricas: binária, ternária e quaternária; transcrição métrica (mudança de unidade de tempo-u.t. e unidade de compasso-u.c.); escala diatônica de Dó Maior; enarmonia de notas; semitom diatônico e cromático; classificação de intervalos simples naturais em Justo (J), Maior (M), menor (m), Aumentado (A) e Diminuto(D); classificação de intervalos simples com notas alteradas em: Justo (J), Maior (M), menor (m), Aumentado (A) e Diminuto (D); síncope e contratempo; andamento e sinais de repetição; formação da escala diatônica Maior em todas as tonalidades com sustenido (#) e bemóis (b); graus, funções e armaduras de clave; início de frase (anacrústico, tético e acéfalo) e terminação (masculina e feminina); sinais de dinâmica (f, mf, mp, p, cres. e decres.); formação de escalas Maiores em qualquer tonalidade; formação e classificação de acordes (tríades) em PM (Perfeito Maior), Pm (Perfeito menor), 5ªA (quinta aumentada) e 5ªD (quinta diminuta); aplicação de cifras da música popular (alfabéticas) sobre as tríades; tonalidades relativas; compasso composto (u.t. e u.c.); inversão de
intervalos simples (m, M, J, A, D); inversão de tríades PM, Pm, 5ªA e 5ªD; tonalidades vizinhas e homônimas.
PERCEPÇÃO MUSICAL: percepção e classificação de acordes (tríades) em PM (Perfeito Maior), Pm (Perfeito menor), 5ª A (5ª Aumentada) e 5ª D (5ª Diminuta) nos estados fundamentais, arpejados em direção ascendente; solfejo em todas as tonalidades Maiores na clave de sol; leitura e percepção rítmica a uma voz em compasso simples utilizando múltiplos de tempo, tempos inteiros, metade e quartos de tempo, síncopes e quiálteras; leitura e percepção rítmica em compasso composto a uma voz; combinações com pausa de subdivisão do tempo inteiro e quiálteras.
Dúvidas e informações sobre outros cursos, favor visitar http://emb.se.df.gov.br/
Existe alguma possibilidade para pessoas com mais de sessenta anos que não conhece nada de música e gostaria de aprender bandolim ou pandeiro?
O edital do FIC – Básico não tem limite de idade. Se você cumprir as regras do edital, pode entrar. A EMB tem vários alunos que começaram a estudar música após a aposentadoria.
não consigo me inscrever na escola de musica de brasilia o sit é inacessivel
Infelizmente TODOS os sites do GDF têm problemas ao tentar acessar só pelo celular. Tente de um PC ou escolha pra exibir “versão para computador”