Desafio Duas Semanas Com Um Diário de Estudos
Dia 11 – Respondendo dúvidas parte 1
Dedicamos os últimos dias a responder dúvidas das pessoas que toparam o desafio quando ele ocorreu.
Receba nosso diário gratuitamente em PDF respondendo como posso te ajudar a estudar música melhor em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQ5MdC8dyC2rU8Va_AIzwlpRsD-Ndy-bDEyXMBAgv7oOXXgw/viewform?usp=send_form
Respondemos dúvidas sobre como estar mais seguro para tocar em público; estratégias de estudo efetivas; como lidar com problemas técnicos que aparecem no estudo; como lidar com a disposição e a motivação na rotina de estudos; como organizar os estudos nos dias em que há pouco tempo disponível; e outros.
Página no Facebook: www.facebook.com/alvarohenriquefanpage
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/estudandomusicamelhor/
Álvaro, seus vídeos estão me ajudando muito. Estou em “momento de guerra”, por isso o diário tem menos informações do que terá daqui a pouco. Vou mandar uma foto.
Gostaria q vc falasse sobre errar e voltar x errar e continuar. Por exemplo, quando eu estiver fazendo um exercício, ou tocando um trecho de uma música, se eu errar muitas vezes a mesma nota, seria motivo pra isolar aquele trecho e repartir bastante até não errar? E se eu erro cada vez uma nota diferente no trecho, aí posso usar os jogos de controle? É por aí?
Nessa linha, gostaria q vc falasse sobre exercícios para melhorar a concentração. Grato
O erro só é tolerável na leitura à primeira vista. No repertório, devemos combatê-lo. Os jogos de controle são fundamentais, mas outras duas boas dicas é:
a) separar trechos no qual cada trecho só tem uma dificuldade. Com o tempo, algumas coisas não serão mais difíceis e você poderá separar em trechos maiores;
b) começar por andamentos tão confortáveis que você sabe que a chance de você errar nas primeiras tentativas é incrivelmente baixa. Fixando o certo no começo, a chance de erro no futuro reduz imensamente.
Para melhorar a concentração, falei na live de encerramento sobre usar uma palavra âncora. Acho melhor procurar por lá, mas em resumo significa que você irá respirar fundo 3 vezes antes de iniciar uma sessão de estudo e mentalizar uma palavra que resume o que você espera atingir. Essa será sua palavra âncora, que você utilizará para voltar a se concentrar na música sempre que sua mente dispersar.