Desafio Duas Semanas Com Um Diário de Estudos
Dia 09 – Quanto tempo devo estudar técnica e leitura?

Continuando a responder quanto tempo dedicar aos estudos, falo agora de técnica e leitura.

Receba nosso modelo gratuitamente em PDF respondendo como posso te ajudar a estudar música melhor em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQ5MdC8dyC2rU8Va_AIzwlpRsD-Ndy-bDEyXMBAgv7oOXXgw/viewform?usp=send_form

Por técnica entendo todo tipo de movimento que está “mapeado” na didática e no repertório do seu instrumento, cujo domínio fora do (ou simulando o) contexto musical te permitirá aumentar as suas possibilidades de repertório.

O estudo de técnica é muito similar à musculação: a evolução se dá pela prática de pouco tempo em muitos dias, não o contrário. Portanto, é mais útil a disciplina de fazer sempre, todos os dias, em pouco tempo.

Já por leitura, entendo a capacidade de assimilar rapidamente uma nova música – em alguns casos, significa ouvir muito repertório, em outros casos, codificar com agilidade a escrita musical.

Trabalhar leitura implica em ter alguma tolerância a erros, pois o mais importante é seguir na velocidade do começo ao fim. Mas a exposição demorada ao trabalho de leitura pode levar essa quantidade de erros a aumentar demais. Quando se erra muito mais que deveria, é hora de suspender o estudo para evitar a possibilidade de fixar em sua mente mais as informações erradas que as certas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre seu email para receber todas as novidades na hora que forem publicadas.

 

Você se cadastrou em nossa newsletter com sucesso

Share This
Pular para o conteúdo