Vamos dar continuidade ao nosso curso aberto, que consiste em compartilhar para toda a comunidade as vídeo-aulas que preparei para as aulas do curso de violão erudito na Escola de Música de Brasília.
O curso completo, desde o primeiro semestre para os iniciantes que ainda não sabem nem trocar as cordas do violão, até o repertório para iniciar uma trajetória profissional de sucesso, está em alvarohenrique.com/cursosabertos
Seguimos com o segundo semestre do curso técnico profissionalizante, popularmente abreviado de T2. Estamos reformulando o conteúdo do curso, então este é o nível Técnico 2 de acordo com o material antigo (mas, na data desta publicação, é ainda o material válido oficialmente). Você pode receber a apostila completa em PDF no seu e-mail se inscrevendo gratuitamente em https://prodigious-artisan-5373.ck.page/847abd4729
Antes de cada aula, vou adicionar um vídeo tocando cada música. Bons estudos!
T2 Estudo Op. 6 n 08 (Fernando Sor)
Obs.: Op. é abreviação de “Opus”, que significa “obra” em latim. É a forma tradicional de numerar as publicações de cada compositor. E, como hábito na língua portuguesa, mesmo ao escrever abreviado, lemos por extenso (ao ler Sr., Av., Obs., falamos “senhor”, “avenida”, “observação”, etc.).
WoO significa “Werke Ohne Opus”, “obra sem opus” em alemão. É usado pra designar composições que não foram publicadas comercialmente em vida.
Alguns compositores, especialmente anteriores ao século XVIII, não numeraram suas publicações – em geral, porque até o Classicismo não havia a noção de uma música ficar para a posteridade. Posteriormente, algum pesquisador ou instituição organizou o catálogo de obras destes compositores, e a numeração deles costuma ser designada por quem organizou o catálogo, seguido de “V”, “Verzeichniss”, que significa “catálogo” em alemão. BWV = Bach Werke Verzeichniss (Catálogo das obras de Bach, organizado pela Bach Gesellschaft, Sociedade Bach); KV = Kirkpatrick Verzeichniss (catálogo Kirkpatrick, musicólogo que organizou as obras de Domenico Scarlatti); RV = Ricordi Verzeichniss (catálogo Ricordi, editora que organizou as obras de Antonio Vivaldi), etc.
Estas siglas em alemão em geral são pronunciadas como siglas mesmo, falando apenas as letras. Mas deveriam ser ditas por extenso (ao menos a tradução em português, como fazemos ao dizer sobre o MIT e mencionar que é Instituto de Tecnologia de Massachussets, sem citar a sigla no idioma original).
T2 Estudo Sor Op 6 n 8 AULA
T2 Estudo Op. 35 n 22 (Fernando Sor)
T2 Estudo Sor Op 35 n 22 AULA
T2 Étude Op. 31 n 21 (Fernando Sor)
T2 Éude Op 31 n 21 Sor AULA
T2 Estudo Op. 60 nº 8 (Matteo Carcassi)
T2 Estudo nº 8, dos 25 Estudos Melódicos Progressivos Op. 60 (Matteo Carcassi) AULA
T2 Estudo em Mi menor Op. 48 nº 5 (Mauro Giuliani)
T2 Mauro Giuliani – Estudo Em Op. 48 nº 5 AULA
T2 25 Estudos Op. 60, nº 4 (Matteo Carcassi)
T2 Étude nº 4, 25 Études melódiques progressives Op. 60 (Matteo Carcassi) AULA
T2 Estudo Op. 60 nº 6 (Matteo Carcassi)
T2 Matteo Carcassi – 25 Estudos Op 60 nº 6 AULA
T2 Estudios Sencillos IX (Leo Brouwer)
T2 Estudios Sencillos 9 (Leo Brouwer) AULA
T2 Estudios Sencillos X (Leo Brouwer)
T2 Leo Brouwer – Estudios Sencillos 10 AULA
T2 Cancion o Tocatta (Santiago de Murcia)
T2 Cancion o Tocatta (Santiago de Murcia) AULA
T2 Vivace, da Sonata para Alaúde Op. 1 nº 18 (Adam Falckenhagen)
T2 Vivace, Lute Sonata Op. 1 nº 18 (Adam Falckenhagen) AULA
T2 Preludio da Suite II (Sylvius Leopold Weiss)
T2 Preludio, Suite II (S. L. Weiss) AULA
Bons estudos! O próximo semestre deve ser disponibilizado em março de 2022 – ainda estou gravando as vídeo-aulas.
Olá prof, que conteúdo incrível e maravilhoso!! obrigado pelo seu trabalho, gostaria de saber se existe a previsão e se vai ter a continuidade do tecnico, obrigado!
Sim, fique atento ao site pois nesta semana haverá novidades.