Estou colocando diariamente no meu canal do YouTube (www.youtube.com/c/AlvaroHenrique) um arpejo dos 120 arpejos publicados no Op. 1, Estudos, de Mauro Giuliani (1781-1829).
Mauro Giuliani foi um dos primeiros virtuoses de violão na história, e este conjunto de arpejos é a primeira de quatro partes da única obra explicitamente didática dele. Ainda hoje constituem uma das bases de uma boa técnica violonística, e violonistas de todo o mundo, em diversos níveis de qualidade técnica, aprendem ou revisitam estas fórmulas de arpejos.
Já publiquei uma lista anterior e você pode ver a postagem em https://alvarohenrique.com/arpejos-1-a-10-dos-120-arpejos-op-1-parte-a-de-mauro-giuliani/ . No mesmo endereço há um link para baixar a partitura gratuitamente.
Neste grupo, formado pelos arpejos de 11 a 15, encontramos arpejos em tercinas com toque simultâneo, ou seja, com notas sendo tocadas ao mesmo tempo. No caso, temos o polegar tocando junto com o indicador, médio e/ou anular. Estas variações são especialmente interessantes para trabalhar a acentuação de um dedo sem interferir na acentuação do outro que toca ao mesmo tempo.
Caso seja a sua primeira vez trabalhando este tipo de exercício, só passe para o seguinte após acertar por ao menos três dias consecutivos.
Fórmula 11:
https://youtube.com/shorts/J8zSkUm7Etw?feature=share
Fórmula 12:
https://youtube.com/shorts/4rcNPQMznEA
Fórmula 13:
https://youtube.com/shorts/lHKIEHJCAdE
Fórmula 14:
https://youtube.com/shorts/jdJ2Socl_JM
Fórmula 15: